SOBRE:
Nasceu no Minho (Lovelhe, 1944) e realizou a sua primeira exposição aos 28 anos. Ligado à corrente surrealista portuguesa, em particular a Cruzeiro Seixas, Raúl Perez consegue incluir-se nessa continuidade e, simultaneamente, libertar-se dela.
O Surrealismo, todavia, é referência estruturante na obra de Raúl Perez, uma vez que as suas obras, simultaneamente inquietantes e perfeitas, assentam na materialização do enfeitiçamento. "Quando estou a pintar", diz numa entrevista, "não tenho consciência do que faço. Posteriormente é que me apercebo daquilo que um quadro significa.
Isto são sonhos. Não são ilustrações de sonhos, mas os sonhos em si. Desde muito cedo me apercebi de que tudo o que eu desenhava às ocultas da consciência continha uma linguagem e uma filosofia próprias, semelhantes às dos sonhos.
Pintor que expôs ao longo da sua carreira em Lisboa, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Porto, Estoril, Alemanha, entre outros lugares, Raul Perez, a quem muitos chamam um dos últimos surrealistas portugueses, preparou para a exposição do Centro Cultural de Cascais uma retrospectiva da sua pintura.