SOBRE:

PEDRO AMARAL (1960, Lisboa) vive e trabalha em Sintra e em Setúbal, Portugal. Sem formação artística, trabalhou activamente em ilustração nos anos 80 e 90, com destaque para os Jornais ” Combate” e ” O Independente “, ambos sob direção gráfica de Jorge Silva. Foi escolhido em 1995 para representar Portugal, enquanto ilustrador na edição do Calendário da Comissão Europeia “The Europeans”.

A fundação do colectivo Sparring Partners com Alice Geirinhas e João Fonte Santa em 1995 marca a sua entrada no universo da arte contemporânea, onde expõe regularmente desde então. A pintura tem sido o suporte primordialmente escolhido, mas também o vídeo, a instalação e a performance. Integrou algumas exposições marcantes da década de 90 (em colaboração com nomes e comissários/artistas como Paulo Mendes e Pedro Cabral Santo). Mostrou obras em exposições individuais em galerias e feiras de arte, entre Portugal, Áustria, Suíça e Espanha, mas nunca abandonou os contextos mais independentes como a Galeria ZDB em Lisboa, o Projeto Museu Bernardo nas Caldas da Rainha, o Pogo Teatro e o Passevite.

Funda em 2017 com Ivo Bassanti o colectivo/duo Borderlovers. O duo apresentou-se ao Mundo numa exposição individual na Galeria independente Shiki Miki Paris, em Maio de 2017. Destacam-se no contexto do duo as parcerias com a Lusoscopie/Camões França e João Pinharanda e com a Otiima Artworks e as decorrentes participações na Semaine des Cultures Étrangères, edição de 2017 e colaboração com a Otiima na decoração do seu stand na Batimat 2017. Encontra-se representado nas coleções do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Presidência da República, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu do Neorealismo, Fundação PMLJ e diversas coleções particulares, tanto em Portugal como no estrangeiro.

 

Exposições colectivas  ( selecção )

1996 – Zapping-Ecstazy, CAPC, Coimbra  ( Projecto Paulo Mendes );

2001 – The Sparring-Partners Academy Art Collection (Quem somos, donde  vimos, para onde vamos?), (artista e co-comissário), Galeria ZDB, Lisboa;

2009 – Pavilhão de Portugal, Hangart-7, Salzburgo ( Curadoria Lioba  Reddeker );

2011 – O Passado e o Presente, outro olhar sobre a colecção do Museu do Neo – realismo,  Vila Franca de Xira, Museu do neo-realismo (Curadoria David Santos);

2013 – O Fim da Violência, Casa Bernardo, Caldas da Rainha ( Curadoria João Fonte Santa ).

2014 – Atlas Secreto , Espaço Mira, Porto  ( Curadoria João Fonte Santa  e Martinho Costa )

 

Exposições Individuais ( selecção):

2002 – Still, CAPC, Coimbra;

2004 – Futuro Perfeito, Galeria Quadrado Azul, Porto;

2006 – Fall, Galeria ZDB, Lisboa ( Curadoria Natxo Checa );

2009 – Medo do Escuro, Espaço Fundação PLMJ, Lisboa (curadoria Miguel Amado);

2013/ 2014  – The Big Sleep , Museu Bernardo, Caldas da Rainha.

 

× Em que podemos ajudar?