SOBRE:
Lisboa (Portugal), 1983
João Dias é um artista visual com foco no desenvolvimento de linguagens plásticas em zonas limite que se relacionam com arquitectura e arqueologia. Utiliza estratégias de pensamento da tradição da Pintura e do desenho para explorar mediums contemporâneos industriais. As suas obras reflectem sobre os limites da linguagem plástica.
O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em cidades como Munique, Berlim, Gdanzk, Barcelona, Murcia, Londres, Paris ou Nova York, foi premiado com a bolsa INOV-Art para a cidade de Berlim, cidade onde viveu de 2008 até 2012. Tem vindo a expor em locais como o Museu Nacional Grão Vasco, Viseu; Carpe Diem Centro de Arte e Pesquisa, Lisboa; Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Almada; EDGE- ARTS , Lisboa; Galeria Serpente, Porto; Galeria Pedro Serrenho, Lisboa; LEAP Gallery, Berlim; Gallery Tristesse de Luxe, Berlim; Centro Parraga, Murcia; Centro Negra, Blanca...
Foi o fundador da Saguão – Galeria Experimental em Viseu em 2013, e é o responsável pelos “Objectos Experimentais” residenciais artísticas para desenvolvimento de objectos artísticos interactivos de natureza mecânica e/ou tecnológica, no centro Histórico de Viseu.
O seu trabalho pode ser encontrado nas colecções da Fundação PLMJ, Colecção Edge Arts e Colecção de Múltiplos Carpe Diem.