Francisco Cardoso Lima

SOBRE:

Francisco Cardoso Lima

Habilitações Literárias/Formação
2013, Aveiro.
Doutor em Estudos de Arte pela Universidade de Aveiro.
Tese de doutoramento: “O Artista pelo Artista na voz do Próprio”
2007, Aveiro.
Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro.
Dissertação de mestrado: “O Atelier Enquanto Lugar e Processo de Criação
Artística”
1996, Porto.
Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da
Universidade do Porto.
Situação Profissional/Experiência Pedagógica
2017.
Professor do quadro do Ministério da Educação e Ciência.
2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006,
2005, 2004, 2003, 2002, 2001, 2000, 1999, 1998, 1997, 1996, 1993, Porto,
Aveiro.
Leccionou as disciplinas de Desenho, Oficina de Artes, Métodos e Técnicas
de Expressão Plástica, Oficina Multimédia, História de Arte e Educação
Visual.
2004, 2003, 2002, 2001, 2000, Aveiro.
Dinamizou o Curso de Desenho e Pintura na ACAV, Associação Arte e
Cultura de Aveiro.
Experiência Científica/Investigação
(júri /revisão científica/publicações/comunicações/actas de encontros
científicos)
2017, Ílhavo.
Mar Film Festival, “Novas Vistas Lumière”, Membro do júri.
2017, Lisboa.
xCoAx 2017 (Computation, Communication, Aesthetics & X) Comité
Científico-Peer Review.
2016, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Membro arguente do júri das provas de atribuição do grau de mestre na
área de Práticas Artísticas Contemporâneas de Sara Cristina Velez Gameiro,
com a dissertação “O Valor da Autenticidade Fotográfica: A Polaroid
como Meio de Representação dos Sonhos”. Faculdade de Belas Artes da
Universidade do Porto.
2016, Instituto Politécnico de Portalegre.
Membro do júri das provas de atribuição do título de Especialista na área de
Design de Animação e Multimédia de Luís Vintém.
2016, Bergamo.
xCoAx 2016 (Computation, Communication, Aesthetics & X) Comité
Científico-Peer Review.
2015, Glasgow.
xCoAx 2015 (Computation, Communication, Aesthetics & X) Comité
Científico-Peer Review.
2014, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Texto anexo à tese de doutoramento “O processo como circunstância
do desenho. Contribuições para o estudo de modelos experimentais de
processo.”, Joaquim Jorge da Silva Marques.
2014, Porto.
xCoAx 2015 (Computation, Communication, Aesthetics & X) Comité
Científico-Peer Review.
2013, Universidade de Aveiro.
Tese “O Artista pelo Artista na voz do Próprio”, Universidade de Aveiro.
2012, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
CSO 2012 (Congresso Internacional Criadores Sobre Outras Obras) ““Where
Are My Glasses?” “Where The Fuck Are My Glasses?” – A ‘Grande Narrativa’
a partir do caso de António Olaio”, Francisco Cardoso Lima e João Mota,
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2012, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
CSO 2012 (Congresso Internacional Criadores Sobre Outras Obras) ““O
Cachecol do Artista” – A ‘Esfera Artística’ a partir do caso de Luiz Pacheco”,
Francisco Cardoso Lima e João Mota, Faculdade de Belas Artes da
Universidade de Lisboa.
2012, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Revista Estúdio #3 “’Where Are My Glasses?’ ‘Where The Fuck Are My
Glasses?’ – A ‘Grande Narrativa’ a partir do caso de António Olaio”, Revista
:Estúdio, Vol. 3, Nº5 , pp.230-241, Francisco Cardoso Lima e João Mota,
CIEBA-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2011, 2010, Coimbra, Lisboa, Porto.
Entrevistas presenciais efectuadas a 26 artistas plásticos portugueses:
• Alberto Carneiro; • André Cepeda; • André Gonçalves;
• Ângela Ferreira; • António Olaio; • Carla Cruz; • Carla Filipe;
• Cristina Mateus; • Daniel Blaufuks; • Eduardo Batarda;
• Fernando José Pereira; • Francisco Queirós; • Gerardo Burmester;
• Joana Vasconcelos; • João Pedro Vale; • João Tabarra;
• José de Guimarães; • Mafalda Santos; • Marta de Menezes;
• Miguel Leal; • Miguel Palma; • Paulo Mendes; • Pedro Calapez;
• Pedro Proença; • Rui Chafes; • Zulmiro de Carvalho.
2010, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
CSO 2010 (Congresso Internacional Criadores Sobre Outras Obras) “O Atelier
de Helena: de Leopoldo a Joana”, Francisco Cardoso Lima e João Mota,
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2010, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Revista Estúdio #1 “O Atelier de Helena: de Leopoldo a Joana”, Revista
:Estúdio, Vol. 1, Nº1 , pp.194-200, Francisco Cardoso Lima e João Mota,
CIEBA-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2007, Universidade de Aveiro.
Dissertação “O Atelier Enquanto Lugar e Processo de Criação Artística”,
Universidade de Aveiro.
2005, Universidade de Aveiro.
4º SopCom (Ass. Port. Ciências da Comunicação), “O Lugar da Criação”,
Francisco Cardoso Lima e Rosa Oliveira, Universidade de Aveiro.

Citações/Referências
(doutoramentos, mestrados, comunicações, artígos, revistas, catálogos, etc…)
2017, Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas –
Universidade Nova
in “A Instalação em Âmbito Museológico: Desafios e Estratégias para o
Futuro.”, Maria Cristina de Barros Martins de Oliveira.
2015, Bibliografia Principal
in “Seminário de Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana.”,
Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação.
2015, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Belas Artes da Universidade
do Porto.
in “Palimpsesto: Atelier do autor.”, Joana Filipa da Fonseca Bernardo.
2015, Dissertação de Mestrado, IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa
– Universitário.
in “Habitar vs Trabalhar: A reabilitação de espaços industriais como uma
nova tendência.”, Tânia Marina Pedro Mendes Godinho.
2014, Tese Doutoramento, Faculdade de Belas Artes da Universidade do
Porto.
Caso de estudo in “O processo como circunstância do desenho.
Contribuições para o estudo de modelos experimentais de processo.”,
Joaquim Jorge da Silva Marques.
2014, International Journal of Arts Management (volume 17, #1).
in “Joana Vasconcelos: managing an artist’s studio in the 21st century.”,
Alexandra Fernandes, Luís U. Afonso.
2014, Revista BIBLOS (volume XI-2ª série), Universidade de Coimbra.
in “As cores do Círculo de Artes Plásticas. A ambiguidade como ideologia.”,
António Olaio.
2014, Artigo para a Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa #6 (ano 4,
volume 3).
in “Uma reflexão sobre o processo de criação.”, Mariana de Araújo Reis Lima.
2013, Tese de Doutoramento, Universidade do Porto.
in “(In)visibilidades. Um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino
em artes visuais.”, Joaquim Alberto Luz de Jesus.
2012, Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa.
in “O lugar onde habita a arte. Habitar a arte que habita. Formas
contemporâneas de apropriação numa residência de artistas.”, Sofia Maria
Estrela Conde e Silva.
2010, Comunicação ao Congresso Internacional da Associação de
Pesquisadores em Crítica Genética (10ª edição).
in “Ateliê de artista: uma reflexão sobre o ateliê no processo de criação de
artistas Capixabas.”, Mariana de Araújo Reis Lima, Rejane Afonso Teixeira,
Thaiene Gonçalves Angelo, José Cirillo.
2009, Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista.
in “O Ambiente do artista. O ateliê e seus guardados.”, Liliane Pires dos
Santos.
2009, Tese Doutoramento, Universidade de Aveiro.
in “Arte: comunicação ou não comunicação? Da objectividade elementar à
subjectividade artística.”, Nuno Miguel Chuva Vasco.

Actividade como Artista Plástico
2006, 2005, 2004, 2003, 2002, 2001, Porto.
Artista da Galeria Pedro Oliveira.
#6.1 Feiras de Arte como Artista da Galeria Pedro Oliveira-Porto
2006, 2005, 2004, 2003, 2002, 2001, Espanha.
A.R.C.O. Feira Internacional de Arte Contemporânea, Madrid.
2005, 2004, 2003, 2002, 2001, Lisboa.
F.A.C., Feira de Arte Contemporânea, Lisboa.
2005, 2004, 2003, 2002, 2001, Espanha.
Foro Sur, Cáceres.
2005, Espanha.
Art Salamanca, Salamanca.
2002, 2001, Espanha.
Art a l’Hotel, Valência.
2002, 2001, Espanha.
Hotel y Arte Sevilla, Sevilha.
2002, Suíça.
Art Basel, Basileia.
#6.2 Exposições Colectivas (selecção)
2013, Coimbra.
“Arte de Bolso”, Galeria Sete.
2013, Póvoa do Varzim.
“Cheia #2”, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.
2013, Viseu.
“Nada a Fazer?”, Jardins Efémeros.
2010, Coimbra.
“Arte de Bolso”, Galeria Sete.
2010, Coimbra.
“MONO – a propósito do grupo GICAPC/CORES – CAPC 1976/1978”, CAPC
(Círculo de Artes Plásticas de Coimbra).
2010, Coimbra.
“Má Arte na Galeria Sete”, Galeria Sete.
2008, V. N. Famalicão.
“Lugar de Ninguém”, Exorama (co-autoria com Bento Duarte, João Marques
Fernandes, Marcos Adelino, Nuno Barros e Vitor Lago Silva), Centro de Artes
de V. N. Famalição.
2006, Lisboa.
“Iniciativa X”, Arte Contempo, Lisboa.
2006, Aveiro.
“À Tua Frente”, com Tiago Restivo, Departamento de Comunicação e Arte da
Universidade de Aveiro.
2005, Lisboa.
“Iniciativa X”, Arte Contempo, Lisboa.
2005, Porto.
“GPO 31031405”, Galeria Pedro Oliveira, Porto.
2002, Porto.
“Lugares (U)Tópicos”, Galeria Pedro Oliveira, Porto.
2000, Coimbra.
“Alquimias – Dos Pensamentos das Artes”, com Joana Pimentel, Convento de
S. Francisco.
2000, Porto.
“Mail Art”, Quarto da Maria, Edifício Artes em Partes.
#6.3 Exposições Individuais
2010, Aveiro.
“My Book II”, Má Arte Contemporânea.
2008, Aveiro.
“My Book I”, Má Arte Contemporânea.
2007, Aveiro.
“My Studio”, Auditório do Departamento de Comunicação e Arte.
2006, Aveiro.
“The Artist’s Place”, Sala Hélène Beauvoir.
2005, Porto.
“I Am Here”, Galeria Pedro Oliveira.
2004, Leiria.
“Too Young To Die II”, Contemporarte.
2001, Porto.
“Too Young To Die I”, Sala Poste-Ite.

Representação em Colecções
Colecção Telo de Morais
Fundação PLMJ
ANAMNESE Plataforma Digital (http://www.anamnese.pt/)

Press-Release/Artigos saídos na imprensa
• Miguel Palma, “Linha de Montagem”, CAM – Fundação Calouste
Gulbenkian, Abril, 2011
• “VIVA”+”NADA”, Le Monde Diplomatique (ed. PT), Fevereiro, 2011, p. 6.
• Nuno Barros, “This Is My Studio ou o atelier como lugar de criação”, Junho,
2007, Porto.
• Nuno Barros, “I Am Here”, Galeria Pedro Oliveira, Novembro, 2005, Porto.
• Miguel Amado, “GPO31031405”, Galeria Pedro Oliveira, Março, 2005, Porto.
• Luísa Soares de Oliveira, Mil Folhas, Público, 14 Fevereiro, 2004.
• Luísa Soares de Oliveira, “Lugares Utópicos”, Mil Folhas, Público, 12
Outubro, 2002, p. 15.
• S.A., “Lugares Utópicos”, Expresso, 5 de Outubro, 2002, p. 22.
• Joana Pimentel, “Lugares (u)tópicos”, Galeria Pedro Oliveira, Setembro,
2002, Porto.
• C.I.M., “Too Toung To Die I”, Sala Poste-ite , 24 Fevereiro, 2001, Porto.

× Em que podemos ajudar?