Convite - Jorge Abade - Aprender a voar 2-03

A Galeria SETE apresenta a exposição “Aprender a voarde Jorge Abade, que terá início a 8 de Fevereiro de 2020, sábado pelas 16h30, e prolonga-se até ao dia 12 de Março de 2020.

A exposição “Aprender a voar”, é constituída por pintura, desenho e escultura; um conjunto de obras que o artista tem vindo a maturar.

 

Aprender a voar

“Talvez eu não pense dentro do vazio. Talvez o vazio seja apenas um reduto de ausências, de tudo o que nos sobrecarrega superfluamente, talvez aí não pense na morte e me permita voar.

Talvez no vazio não haja tempo e talvez esse vazio nem exista, de todo.

Piedade, aos que se ocupam a rastrear o que julgam falhas de uma pretensa coerência, monolítica, quando no deambular há um espectro que se permite explorar todas as margens de uma procura, nú caminhar. Talvez esse caminhar seja um voo, talvez o voo tenha apenas o objectivo de seguir uma descomprometida trajectória, fiel apenas a si próprio.

É sempre com extrema brevidade que se revelam as ausências, embora elas se submetam à permanência, e esgueiram-se por uma rota sobranceira que se esquiva ao caos, donde escapam vitoriosas. É a brevidade que se fixa ao vazio do ausente, no corpo oxidado, o que pesa na queimadura que marca a possibilidade de elevação à trajectória esvoaçante, rumo ao vazio absoluto, predeterminado como inalcançável.

Tudo o que há de transversal, portanto informe, nesta exposição, está apenas comprometido com um caminhar leve, sem preconceitos, alheio à sua presentificação múltipla, seguro de ser um voo livre e uno, sem cronologia.

Acreditais no tempo? Este é o vosso erro mais hediondo.”

 

Texto de Jorge Abade

Ver mais sobre o artista: https://www.galeriasete.com/artistas/jorge-abade/