Convite_Eduarda Rosa - Fomas Primitivas

A Galeria SETE apresenta a exposição Formas Primitivas, de Eduarda Rosa, que inaugura no dia 24 de Março às 17h e se prolongará até ao dia 28 de Abril de 2018.

Eduarda Rosa (Caldas da Rainha, 1949), licenciada em Farmácia e doutorada em Química Orgânica pelo Imperial College, em Londres, teve longa carreira docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a que pôs termo em 2005. Cinco anos antes, dera início, como uma espécie de terapêutica, a uma formação artística, sobretudo na escola Ar.Co, que haveria de prolongar até 2012.

As obras que se expõem são bem representativas do trabalho artístico já bastante amplo que tem vindo a desenvolver. Nas palavras da própria autora:

“…Entre 2013 e 2015, pretendendo homenagear Lygia Pape e os seus "Livro do tempo" e "Noite e dia", criei uma série de 365 formas a partir de formas observadas das mais variadas origens, a que chamei trans formas. Estas formas constituíram a base do meu trabalho, um vocabulário a partir do qual criei outras mais complexas e padrões. Sendo o mundo das formas infinito, continuei este processo com a intenção de criar mais 365. Nesta exposição Formas Primitivas podem ver-se alguns desenhos executados com base nesse segundo lote de trans formas, que foram recolhidas a partir de imagens de objectos antigos. Os desenhos aqui presentes resultaram da combinação de duas ou três dessas formas.”

Eduarda faz praticamente o mesmo que fazia enquanto cientista que procurava reconhecer as camadas de funcionamento da matéria orgânica; desta vez como criadora dessa matéria, agora organismo vivo que, camada após camada, vai formando o seu corpo de trabalho artístico.

 

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com