Manuel Oliveira
2 Dezembro, 2015
Paula Rego
21 Abril, 2016
Voltar

Manuela São Simão

27 Dezembro, 2016
manuela-sao-simao-st-home-2001-gravura-tinta-impressao-sobre-acrtolina-4-7-40x50cm

Manuela São Simão – Sem título – Home

Artista: Manuela São Simão Título: sem título - Home Dimensões: 50x40cm Data: 2001 Técnica: gravura - tinta de impressão sobre cartolina - 4/7

SOBRE:

Nasceu em São Paulo, Brasil em 1980.
Vive e trabalha no Porto onde se formou em Artes Plásticas, Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Como artista multidisciplinar, tem vindo a apresentar o seu trabalho em áreas distintas tais como a pintura, o desenho, a ilustração, a performance/intermedia, a instalação, a fotografia, a arte pública, a arte sonora/rádio arte. Já apresentou o seu trabalho plástico e performativo em Portugal como no estrangeiro, em espaços como o Museu dos Biscaínhos e o Museu D. Diogo de Sousa em Braga, Museu Serralves, Museu da FBAUP, Faculdade de Letras da UP, Rivoli Teatro Municipal do Porto, a Galeria Extéril e o Espaço Ilimitado no Porto, o Fórum Cultura da Maia, a Fundação Júlio Resende, o Museu da República de Aveiro, a Galeria Sete em Coimbra, o CAAA em Guimarães, o Goethe Institut de Lisboa, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Teatro Maria Matos e a Culturgest em Lisboa, o The Mews Art Space, Stockwell Studios, Iklectik Art Lab, a Start Space Gallery e a 198 Gallery em Londres entre outros.

Foi responsável pela curadoria e organização de instalações sonoras e exposições de alguns artistas nas cidades do Porto, Lisboa e Londres (cidades em que residiu) assumindo em alguns casos o pseudónimo EDITMAKEMIX.
Em 2008 começa a desenvolver projetos intermedia colaborando com diversos artistas, performers e músicos, participando com performances intermédia em diversos festivais como Serralves em Festa e Festival TRAMA no Porto, Festival Silêncio no Goethe Institut, Festival Radia e Metasonic, em Lisboa, entre outros.
Foi co-fundadora da Associação Cultural Sem Palco e do Coletivo Partícula no Porto. Esteve associada à Casa da Animação (Porto), e à Granular, Associação de música experimental em Lisboa com a qual colaborou em alguns projetos.

Desde 2005 que concebe e desenvolve atividades de artes plásticas para crianças de diversas idades, tendo colaborado com espaços como Bibliotecas, Livrarias, Museus, Galerias de Arte e Espaços Culturais em Portugal e no Barbican Art Centre em Londres

 

Formação Académica

1999/2002 // Licenciatura pré-Bolonha em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2014/2015 // Frequência do primeiro ano do Mestrado em Museologia na Faculdade de Letras da U.Porto

2002 // Bolseira do programa Sócrates / Erasmus na National Academy of Art, Sófia (Bulgária).

 

Seleção de algumas exposições, performances e projectos intermedia (colaborações):

2015 // Exposição individual de desenhos e gravuras “No Man is an Island” no foyer do Auditório Isabel Alves do Teatro Municipal do Porto – Rivoli, no âmbito da Micar - Mostra Internacional de Cinema Anti Racista. // Improvisação visual com vídeo em tempo real para o concerto do duo experimental de gira-discos e saxofone EITR, no Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos. // Participação no 3º Momento da Bienal da Maia 2015, com o vídeo “(In)to theUnknown” apresentado no Fórum da Maia como parte do projecto coletivo de vídeo arte POSTE do artista Teixeira Barbosa:

2014 // Apresentação da performance e instalação “no woman is an island” no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, em Guimarães.

2013 // Apresentação da performance intermedia “Sound Images: Labscape” em colaboração com o músico Filipe Lopes e partindo de gravações de sons e pesquisa nos laboratórios do ICBAS. Projeto apresentado nos Maus Hábitos durante o Festival Future Places – Digital Media and Local Cultures, como complemento do evento “Images We Read” // Apresentação de uma série de colagens a partir de recortes de livros antigos selecionados durante o curso de auto publicação orientado por Paula Roush e Maria Lusitano. Exposição nas vitrines da Galeria 128 em Brixton, Londres e publicação de um jornal a partir do trabalho de todos os participantes // Participação no “Artists Book Weekend” um evento celebrando livros de artista, publicações e múltiplos no Mews Project Space em Londres.

2012 // Apresentação da performance intermedia “Peça (In)Concreta” em colaboração com o músico Carlos Santos, na Culturgest em Lisboa durante o Ciclo 27 Sentidos organizado pela Granular // Exposição individual “No Man is An Island” na Galeria Extéril, Porto. Apresentação da performance “Sharing” no dia da inauguração  // Participação na Exposição de livros de artista “Off the S(h)elf” com a série “We All Have Boundaries But No Man is An Island” nos Stockwell Studios em Londres // Participação na Exposição Colectiva “Arte de Bolso” na Galeria Sete em Coimbra // Apresentação de uma performance informal no auditório de Serralves, em colaboração com a artista vídeo Manuela Campos, durante a participação num workshop orientado por Elaine Summers para o Ciclo Colaborações/Improvisações.

2010 // Participação na exposição coletiva “Y` aura ce qu`il Y aura”, no Atelier d`arts plastiques et visuels Lapsüs, Albi, França, curadoria de Sandra Gil. // Exposição das ilustrações do livro infantil “Conto da Travessa das Musas” de João Pedro Mésseder, nos claustros da Biblioteca Pública Municipal do Porto // Direção artística do projeto “Gibberish”, composto por uma performance duracional improvisada e uma instalação com o mesmo título, apresentadas no “Jardim dos Sons” no Instituto Alemão em Lisboa, no âmbito do Festival Silêncio. Projeto desenvolvido e apresentado em conjunto com o músico Pedro Lopes e com o apoio da equipa técnica da Rádio Zero.

2009 // Direção artística/conceção da performance intermédia “MaJhora FM” em conjunto com Joana Mateus e com a colaboração do músico Pedro Lopes e da Rádio Zero. Uma orquestra de 100 rádios apresentada no Jardim do Parque de Serralves, durante o evento Serralves em Festa 2009 // Exposição do projeto/instalação “Handle With Love Project” em colaboração com a artista visual e sonora Joana Mateus, com curadoria de João Baeta no Espaço Ilimitado (Porto). Apresentação de uma performance sonora duracional com transmissão em direto para a Rádio Zero (Lisboa) a qual foi feita a partir do espaço da galeria com a colaboração da equipa da Rádio Zero e do músico José Alberto Gomes // Coordenação e direção artística da performance intermédia “Transhumance.Porto”. flashmob com a colaboração de Joana Mateus, Pedro Lopes e Daniel Pinheiro, tendo lugar na Praça dos Leões no Porto, inserido no Festival Future Places – Digital Media and Local Cultures

2008 // Criação, em conjunto com a artista visual e sonora Joana Mateus, da peça Handle With Love Song. Apresentação da performance sonora na sala de concertos do Passos Manuel, inserido no evento TELL, organizado por Sérgio Marques e Inês Maia // Participação na performance “Blanche-Neige” da coreógrafa francesa Catherine Bay, inserida no Festival de Artes Performativas Trama, Porto // Participação no projeto “Porto Comunidade”, na performance dirigida por Tobias Hering e Emre Koyuncuoglu, na Praça da Batalha, Porto, integrado em Redline08_Bordering on Us: International Meeting of Contemporary Art - Community, Identity and Representation. // Participação na conceção e apresentação do happening “Meeting Point lá n` a Sala” do Coletivo Partícula no espaço “A Sala”, espaço dedicado à apresentação de projetos performativos gerido pela artista Susana Chiocca, no Porto // Projeto intitulado “Growing the City”, instalação site-specific em conjunto com João Pádua para a Estação de Metro de Faria Guimarães, Porto; projeto vencedor num concurso e selecionado e financiado pela empresa Metro do Porto S.A.; Organização de uma ação-performativa pública no final da exposição documentada em Vídeo por Ana Rita Ferreira e fotografias por João Pádua e Teixeira Barbosa // Projeto “Growing”: instalação intitulada “Plastic People” e a ação performativa de aproximadamente 1hora durante a inauguração. Objeto sonoro intitulado “HO-S01” por Hugo M., Galeria Extéril, Porto.

2007 // Evento Coletivo “15 Minutos de Fama”, participação com a ação coletiva de 15 minutos intitulada “Begging Cities/Bagging Cities”, Galeria Extéril, Porto // Exposição Coletiva de Ilustração FBAUP, intitulada “Jardim Ilustrado”, curadoria do designer e ilustrador Júlio Dolbeth, no Espaço Servartes, Porto // Exposição Coletiva de Ilustração intitulada “Paths” na Livraria Índex, Porto // Exposição Colectiva intitulada “On The Other Hand_Sombra Clara”, no Museu dos Biscainhos, Braga;

2006 // Participação no Projeto Colors Notebook com a proposta de uma revista ilustrada sob o conceito: “Prejudice Works Like a Spreading Disease"; A exposição teve lugar no Centro George Pompidou em Paris com o objetivo de promover a liberdade de expressão. A mesma Exposição esteve patente durante a Triennale di Milano em Itália e seguiu para o Shanghai Art Museum na China. // Projeto Coletivo “(De)Formatos” em conjunto com os artistas Sofia de Carvalho e Pedro Marcolino; uma exposição de desenho, pintura, escultura, instalação para a Galeria 59, Bairro Alto, Lisboa // Exposição Coletiva “Narrativas”, curadoria de Ana Luísa Barão, para a Galeria Sete_Arte Contemporânea, Coimbra // Exposição Individual “Boxed Atitudes (Ideias em Acervo)” na Galeria Extéril, Porto // Exposição Coletiva de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.

2005 // Exposição Individual “Boundaries_Espaço-Caixa” instalação e project-room na “Velha-a-Branca Estaleiro Cultural”, Braga; // Exposição Individual de pintura e instalação intitulada “Fronteiras e Enquadramentos” nas Galerias do Labirintho-Bar, Porto.

2004 // Exposição Coletiva de pintura na Galeria Corrente d`Artes, Lisboa.

2003 // Project-room com luz negra, projeto individual intitulado “Boundaries (Destaques)“ na Por-Amor--à-Arte_Galeria”, Porto // Exposição Coletiva de Desenho, “Projeções”, na Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho // Participação nas duas performances da artista francesa Nádia Lauro intituladas “Sound Stimulator”, ambas apresentadas no campo de ténis de Serralves no espaço da instalação site-specific “As Atletas.Porto.2003”. // Exposição Coletiva de alunos Erasmus no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2002 // Exposições Coletivas da VII Edição do Prémio de Pintura Fidelidade-Mundial, nas instalações da Culturgest de Lisboa e do Porto e na Fundação da Juventude do Porto e Abrantes.
Prémios

2008 // 1º Prémio (em conjunto com o fotógrafo João Pádua) com a instalação “Growing the City” no Concurso de Projetos de Arte Pública promovido e financiado pela empresa Metro do Porto SA.

2004 // 2º Prémio de Pintura promovido pela Culturgest (Fidelidade-Mundial), Lisboa // 2º Prémio de Pintura Jovens Criadores de Aveiro, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro.

2003 // 2º Prémio de Pintura Barata, promovido pelas Livrarias Barata, Lisboa // 3º Prémio no Concurso de Ilustração de Postais “N de Natal”, promovido pelo Instituto Português da Juventude, Porto.

 

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com